-
Arquitetos: tsai Design
- Área: 26 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Tess Kelly
-
Fabricantes: tsai Design, FLOS, Five Miles Radius
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Tsai butcher shop é nossa casa e escritório em Geelong, Austrália. O projeto é dividido em 2 etapas, a loja e o escritório foram concluídos como etapa 1, com a renovação da casa na parte de trás como etapa 2 a ser concluída no próximo ano. O projeto recebeu este nome porque o local já foi um açougue e nós tivemos a ideia de convertê-lo em uma casa-loja, com um escritório de arquitetura e loja de varejo na frente, e uma casa na porção posterior, o local perfeito para o home office.
Como uma casa-loja, queríamos que o lugar fosse um ponto de interesse para a paisagem urbana, mas também dialogasse com a privacidade que queríamos desfrutar em nossa casa. Adicionamos um elemento operável na parede que, durante o dia, se abre como um par de janelas francesas, revelando as maquetes arquitetônicas nos nichos e apresentando uma visão emoldurada das atividades de um escritório de arquitetura para os vizinhos e transeuntes. Durante a noite, o painel é fechado, criando uma vitrine de loja, mostrando nossas peças de mobiliário e potencialmente as pinturas de artistas locais, mantendo ao mesmo tempo a privacidade da casa.
No escritório, a paleta de materiais é mantida simples e honesta, a parede é parcialmente revestida com painéis de compensado, expondo as imperfeições e rachaduras. Salvamos materiais da demolição para criar os pilares e molduras. Decidimos expô-los todos como um escritório de arquitetura que apresenta a beleza dos materiais de construção.
A reforma foi concluída como um projeto DIY (faça você mesmo) executado pelo nosso colega Paul Botes que trabalhou por 8 anos como construtor após se formar em arquitetura.
ETAPA 2 - Existem muitas restrições no local, a área limitada e a inacessibilidade à luz solar são os 2 principais problemas. Com pouco mais de 100m2 de terreno, criar um escritório e uma casa separadamente resultaria em 2 espaços pequenos e insatisfatórios. Temos uma ideia para o projeto se tornar tanto uma casa quanto um escritório de arquitetura. Durante o dia, a edificação se abre como uma casa modelo real para os clientes passearem, com o escritório na frente. As reuniões podem acontecer na sala de estar com auxílio das telas de TV, funcionários têm acesso à cozinha para o almoço e podem usar a loja ou o espaço no sótão. À noite, a parede operável é fechada e todo o espaço se torna residencial privado, mesmo assim, as horas extras noturnas podem acontecer enquanto estamos vestindo pijamas.
Gostamos da ideia de trabalhar com edifícios existentes porque as camadas dos diferentes usos e funções ao longo do ciclo de vida do edifício criam dinâmicas interessantes pois contam a história do bairro, e, o mais importante, minimizam a geração de resíduos de construção adicionais, que normalmente acompanham cada demolição antes de uma nova construção. Fique atento para a etapa 2!